Apresento a seguinte tese de mestrado, realizada no âmbito da Especialização em Psicologia Clínica.
O estudo procura perceber qual a ligação entre a saúde mental e a importância que as organizações em Portugal atribuem à saúde mental dos seus trabalhadores.
De seguida dou a conhecer o resumo da tese, para um melhor enquadramento. Disponibilizo também o ficheiro da mesma no fim do resumo.
RESUMO
O objetivo do presente trabalho é o de perceber se as organizações em Portugal investem na saúde mental dos seus trabalhadores, através da implementação de programas, práticas e/ou serviços em prol da saúde mental e bem-estar destes. Este estudo servirá para apoiar as organizações a perceber onde devem melhorar, readaptar ou até mudar a forma como entendem a saúde mental e as necessidades dos seus trabalhadores nesta área da saúde, e com isso estabelecer planos de atuação. O método utilizado para a recolha de dados foi o inquérito por questionário, tendo posteriormente sido feita uma análise qualitativa aos dados recolhidos. Os resultados obtidos mostraram que muitas das
organizações já se encontram no caminho da mudança, procurando entender a importância da saúde mental nos seus trabalhadores e os impactos que isso pode ter no seu funcionamento. Os resultados permitiram também, propor possíveis ações que as organizações poderão realizar no sentido de trabalharem de forma efetiva, com vista a resultados reais, nos seus programas, práticas e/ou serviços de saúde mental.